2 grandes passos para turbinar sua produtividade

Você está precisando escrever aquele relatório muito importante, ou terminar um dos capítulos da monografia, ou fazer um planejamento bem detalhado para uma viagem, fazer os slides de uma apresentação para um cliente, terminar aquele post que ficou pendente para o blog, ou mesmo estudar algum assunto?

Bem, seja qual for sua necessidade e desde que ela exija concentração, foco e determinação é extremamente necessário que você elimine todas as fontes de distrações externas (do seu ambiente físico) e internas (da sua mente).

distracoes-direcao

Se você está realmente determinado em ser produtivo na execução de sua tarefa EVITE, com todas as suas forças, fazê-la no seu ambiente cotidiano. Este ambiente que corriqueiramente você usa para fazer absolutamente tudo, se você analisar friamente, verá que ele não é a melhor escolha para terminar aquela tarefa importante. O motivo é simples e é resumido em uma só palavra: distração!

Classifico as distrações em, pelo menos, dois tipos: as claras e as camufladas.

Distrações Claras

Essas são as mais fáceis de identificar. São eventos ou coisas que claramente tiram sua concentração e faz com que você perca o foco no que é realmente importante.

No seu ambiente de trabalho, por exemplo, as distrações ocorrem mediante as interrupções constantes de colegas ou mesmo o celular enviando notificações de mensagens.

ambiente_trabalho

Em sua casa, por outro lado, as “panelas batendo”, a campainha avisando que alguém está na porta, o telefone tocando sem parar, os filhos brincando, podem tirar facilmente sua concentração.

Distrações Camufladas

As camufladas são bem interessantes pois nem sempre aceitamos o fato de que aquele evento ou coisa tira nossa concentração. Quer ver um exemplo?

Normalmente digo pra mim mesmo, “para que eu fique inteiramente focado nesse post, por exemplo, não vou atender nenhum telefonema. Vou colocá-lo no modo silencioso para que ele não toque e não me interrompa.” Feito! Agora é só produzir. Eis que chega no celular um sms e eu olho rapidamente para ele. Logo depois chega uma mensagem no WhatsApp e com o canto do olho vejo o resumo da mensagem. Afinal, pode ser algo importante. Para completar, ainda digo pra mim mesmo: “só uma olhadinha ou saber que tem algo novo chegando não vai atrapalhar em nada meu desempenho no que eu me predispus a fazer”. Doce ilusão!

whatsapp-47

Outro exemplo, mais camuflado ainda de distração, são aquelas pendências acumuladas na nossa mente que não conseguimos parar de pensar nelas. Volta e meia paramos de pensar na atividade principal e estamos tentando resolver mentalmente algo pendente com o gerente do banco, por exemplo.

Fica claro que nada será resolvido, nem a atividade principal, muito menos o problema no banco. Praticamos sem perceber, mas com “maestria” uma confusão mental que mina profundamente nossa produtividade.

confusao-mental

Você precisa do lugar certo

Primeiro, antes de pensar na solução é importante que você avalie o nível de importância da atividade que você tem para fazer. Caso ela realmente exija sua atenção plena esforce-se em:

“Colocar sua mente e seu corpo nos lugares certos”. Stephen Bayley

PASSO 1. Fuja dos ambiente usuais que você normalmente (acha que) “produz”. Até você saber realmente qual o local certo para ser produtivo, evite os mesmos espaços físicos que você comumente utiliza.

PASSO 2. Faça um download de todas as suas pendências que estão pipocando na sua cabeça e coloque-as em uma lista. Libere sua mente para armazenar e pensar a próxima tarefa. Evite aumentar o trânsito em sua cabeça com outras pendências que não seja terminar sua atividade principal naquele momento. Definitivamente você precisa gerenciar sua mente.

david-allen-gerencie-sua-mente

Lembre-se, remover toda e qualquer tipo de distração ao seu redor ou que está dentro de sua cabeça são atividades básicas para vencer o desafio da produtividade.

Ufa… terminei esse post!

A frase “Coloque sua mente e seu corpo nos lugares certos” tornou-se um mantra para aumentar minha produtividade.

Agora mesmo estou na biblioteca do clube que, diga-se de passagem, fica a 50 metros de minha casa. Decidi me apossar de uma bancada de estudo confortável em um ambiente silencioso pois não estava mais aguentando a campainha tocando e o barulho da panela de pressão na minha casa. Essa foi a solução para meu corpo.

foto

Já para minha mente, fiz o download dela colocando as atividades do dia no (tão usado) espelho do meu quarto.

espelho

Pronto! Sem nenhuma distração (aparente), consegui terminar esse post. Missão cumprida!

Dados técnicos para produzir este post

Local: Biblioteca da AABB.

Itens usados no ambiente: Notebook, fone de ouvido, água, bolacha integral.

Esforço na escrita da primeira versão: 1 hora e 30 minutos.

App para escrever o post:  OmmWriter.

Anúncios

5 respostas em “2 grandes passos para turbinar sua produtividade

  1. Mauro, adorei o post. Realmente tudo nos distrai e o famoso celular que não nos deixa nem tomar banho. Filhos em casa então…impossível ler um livro! Para ter a mente limpa e sem distrações, o lugar certo é de fundamental importância.

    Até a próxima postagem!

    Karla

  2. Oi Mauro,

    Para sentirmos o gosto da realização precisamos agir como você escreveu.
    Não percebemos, mas tem muuuuuuuita coisa que levam segundo por segundo da nossa atenção e retardam a finalização de metas.
    E se some ao fato de trabalharmos com inúmeras abas nos navegadores, estarmos via “zapzap” [ou viber], Skype aberto, SMS, Facebook [no celular ou note], Instagram/Pinterest, Twitter, etc.
    Além do presencial – quando trabalhos em equipes.
    É o que se fala de sermos multi-tasking [multitarefas], porém muitas vezes fica aquela sensação de que fizemos muita coisa sem termos feito quase nada [de efetivo ou relevante]: a experiência não fica enriquecedora, profunda, integrada às nossas vidas.

    Ufa, terminei este comentário – chegaram 5 mensagens via “zapzap” e dois emails.

    • É isso mesmo Masuki.

      O engraçado é quando as pessoas multitarefas acham-se proativas. Dupla falta cometida! A pessoa é improdutiva duas vezes: não acaba nada e ainda o que consegue resolver é fruto da falta de organização. Apagar incêndio não é ser proativo. Evitar o incêndio sim.

      Grande abraço,
      Mauro

  3. Grande Mauro. Muito legal o post! Sobre formas de gerenciar a mente, algo que faço é ter um quadro no quarto funcionando como um board kanban. O kanban é uma boa para o cara gerenciar as atividades e ter uma ideia da produtividade semanal também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s