Vou de Gôndola, e vc?

Nem de carro, nem de ônibus, vamos todos andar de gôndola no futuro. É isso mesmo! Esse meio de transporte já é uma realidade utilizada pontualmente nas cidades de Nova York e em  Portland nos Estados Unidos. Por aqui, tirando nosso bondinho do Pão de Açúcar, acredito que vá demorar “um pouquinho”.

O Aerial Gondolas ou Aerial Tram ou ainda Tramways, como pode ser chamado em inglês, resolve muitos dos problemas nas grandes cidades, uma vez que elas não tenham mais condições estruturais para aumentar sua malha viária. As gôndolas podem transportar até 100 pessoas e fazer em média 110 viagens por dia. Sem dúvida uma mão na roda (ou melhor, no cabo de aço) para locomoções diárias rápidas e com qualidade.

Alguns planos estão em curso para resolver o problema de mobilidade urbana nas grandes metrópoles. Em Austin (Texas), por exemplo, um projeto ambicioso (The Wire) pretende conectar a cidade através das gôndolas.

Fonte: Co.Design (http://www.fastcodesign.com/)

O autor do projeto, Michael McDaniel, justifica a viabilidade do projeto de uma maneira bem simples. Ele fala que sua ideia é criar mais uma “camada” de infraestrutura nas cidades mais antigas. Simples assim! Isso não é novidade, diz Michael. Inclusive já vivenciamos isso como a evolução do sistema de telefonia que utilizou a infraestrutura vigente para transmitir dados (DSL). Essa nova camada ficaria sobreposta ao sistema atual viário. Plenamente factível!

Veja que, mais uma vez, a solução para mobilidade urbana passa pelo uso de sistemas de transporte coletivo. Mas….e se tentássemos resolver com a carona? Será que o uso de carros híbridos compartilhados poderia ser também uma solução? O que vc acha? Gôndola ou carro?

Realmente não sei se o caminho é o uso do carro em algum tipo de solução alternativa. Tenho uma opinião BEM particular a respeito deste assunto. Aguarde os próximos posts!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s