Semente + Ambiente = ?

Estou lendo o livro chamado Presença, mais uma obra de Peter Senge, e logo na primeira página da introdução ele chama minha atenção dizendo…

É costume dizer que as árvores nascem das sementes. Mas como poderia uma sementezinha engendrar uma árvore enorme? As sementes não contêm os recursos necessários ao crescimento de uma árvore. Esses recursos devem vir do ambiente onde ela cresce. Mas a semente provê um elemento crucial: o ponto de partida do qual a árvore como um todo começa a se formar. À medida que recursos como água e nutrientes são absorvidos, a semente organiza o processo que propicia o crescimento. A semente é, em certo sentido, o portal de onde emerge a possibilidade futura da árvore viva.

Este pequeno trecho retrata claramente o processo de desenvolvimento (ou não) de uma carreira. Onde se faz necessário o ponto de partida (a oportunidade) regado a porções de incentivos, treinamentos, auto-estudo, motivação e, sobretudo, boa orientação.

Mas tome cuidado! Da mesma maneira que o desenvolvimento da semente consiga ser pleno, medidas e ingrediente errados podem ser nocivos ao seu crescimento.

Segue mais uma dica de leitura. Aproveitem!

presenca.jpg
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s