(Nossas) Deficiências enquanto Organização/Time

No post Organização deficiente já tinha listado 7 pontos em que Senge chama atenção para o que seriam as principais deficiências nas organizações.

Duas delas em especial chamaram-me a atenção pelo fato de poderem ser identificadas (também) nas organizações dentro da própria organização/empresa: times/equipes de projetos. Vamos a elas:

A Fixação em Eventos. Nossa habilidade em olhar apenas pelos ombros esquerdo e/ou direito faz com que não percebamos que além do que nos acomete de imediato, existem “forças” maiores menos perceptíveis agindo no nosso entorno. Mais uma vez somos “adestrados” e conduzidos (para ser mais polite) a perceber e reagir apenas aos eventos imediatos que rompem nossa zona de conforto. No entanto, as ameaças organizacionais (no âmbito da empesa e/ou do time) são frutos de processos lentos e graduais que formam um padrão de mudança contínuo e persistente em um longo prazo.

E a questão é: não conseguimos perceber este padrão! Muito menos compreender as causas que provocam esses padrões! Somos imediatistas, reativos e, sobretudo, orientado a eventos.

A parábola do sapo escaldado. A referência a este parábola do sapo é interessante em percebermos que DE FATO nosso mecanismo interno na detecção de ameaças à nossa sobrevivência é regulado para mudanças súbitas e não lentas e graduais. Estamos sintonizados apenas em uma única freqüência. Para aprendermos a entender e identificar processos lentos e graduais, precisamos reduzir nosso ritmo frenético [quase impossível para algumas pessoas] e prestar mais atenção ao mundo que nos rodeia.

Temos que nos livrar do destino do sapo!

Sapo Escaldado
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s