Resiliente, vc é?!

resiliente.jpgHá muito que esta “simples” palavra permeia entre conversas informais, entrevistas de emprego, revistas de comportamento e carreira, em manuais de como vc deve ser e se comportar, entre outros ambientes e mídias. Resiliência.

Recorrendo a um dicionário (na web) percebemos que resiliência é uma palavra originalmente associada a física/mecânica: capacidade de resistência a um choque; energia necessária para deformar um corpo elástico; entre outras definições. Em suma, a capacidade de ser resiliente remete ao fato de ser flexível.

Baseado nesta característica decidi fazer um teste sugerido na Você S/A chamado Até onde você aguenta? Seria mais um teste desses que “advinham” como vc é e em que vc deveria melhorar. Tinha feito um desses em 2001 (pelo então Radix, empresa na qual trabalhava na unidade de computação móvel) chamado Predictive Index (PI).

Bem, o teste sugerido pela Você S/A é baseado em um método criado por Claudia Riecken, fundadora da Quantum Assessment. Ele tem sido usado com sucesso na seleção e reestruturação de profissionais em empresas como Embraer, TIM, Toyota, entre outras grandes.

Não vou me ater (nem me atrever) a comentar o método em si, mas um breve comentário em relação a acuidade dos resultados do teste que fiz. Fiquei surpreso com tudo que foi apontado a meu respeito nos quatro fatores em que o método foca:

  • ação: indica a sua forma preferida para enfrentar desafios e resolver problemas;
  • comunicação: refere-se ao seu estilo de comunicação, e vai ajudar você a perceber sua habilidade atual quando tenta levar os outros ao seu ponto de vista;
  • estabilidade: estabilidade, oriundo da emoção primária da aceitação espontânea;
  • referenciais ou regras: forma de encarar regras e referenciais externos.

Para cada fator um apontamento suspreendente a meu respeito. Tendências as ações de suporte, a cooperação, etc. Estilo de comunicação inclinado a extroversão e expansividade. No quesito estabilidade apontou para adaptabilidade no que diz respeito aos meus próprios ritmos. Por fim em detalhes é marcado por um estilo mais conservador, onde está presente o gosto pela tradição, o respeito pela hierarquia.

Conhecer seu perfil comportamental com mais amplitude e liberdade, permite ativar os pontos fortes do seu perfil e trabalhar as características indesejáveis. Este teste baseado na flexibilidade comportamental é bastante oportuno para os dias de hoje, onde estamos sempre “sofrendo” pressões de todos os lados.

Arrisco-me em dizer que talvez a palavra antes de resiliência seja o auto-conhecimento. Vc pode ser contratado pela sua excelente competência curricular e ser demitido por comportamento inadequado. Ser resiliente será apenas o primeiro passo!

Anúncios

2 respostas em “Resiliente, vc é?!

  1. O teste parece até coisa de outro mundo, não é?

    Uma coisa que eu venho pensando é que há algum tipo de relação, uma linha divisória muito tênue entre resignação e resiliência (a primeira vista parecem opostos).

    Agora eu tô lendo o livro que a Cláudia escreveu: SobreViver – Os 12 portais da resiliência…

  2. Oi amigos. estou no Rio, em congresso médico, ajudando a turma da leucemia, e oncohematologias a desenvolver auot-conhecimento. Tirei o domingo a tarde para navegar e olhar o que acontece por aqui. Gostei de saber da sua satisfação com Método Quantum. Quero pontuar que a resigniação parece ser resiliência, mas não é. Resiliência é movimento, elástico, é adaptar-se. Ficar resignado pode ser a morte. O importante é PODER SER RESIGNADO, poder ser arrojado, como meio de adaptação as circunstancias, com os olhos no horizonte, se voce for um vencedor. E por aqui, parece-me claro, há vencedores. Curiosos e bem vindos no mundo quântico, complexto, fractal e fraternal que estamos construindo. Aceitem meu abração Claudia Riecken

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s